Hoje é dia de...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hoje é dia de... focar!

No decorrer da nossa vida, nós nos vemos em situações em que, mesmo que tenhamos pensado positivo, não conseguimos vencer. E a culpa disso tudo é nossa. Veja essa história.
Numa cidade de lenhadores, no norte dos EUA, havia um velhinho de quase 90 anos que era considerado o maior lenhador de todos os tempos.Ninguém o vencia.Um lenhador, campeão de outra cidade, resolveu desafiá-lo. O senhor não aceitou o desafio, mas disse, humildemente, que, se no final do dia, o lenhador quisesse contar quantas árvores cada um tinha derrubado, ele poderia.

O dia começou e os dois foram para a floresta cortar árvores. O lenhador batia seu machado sem parar, árvore após árvore. Várias vezes ele olhou o concorrente que, ao invés de estar cortando, estava sentado num toco tomando uma xícara de café. O lenhador, claro, pensou que a competição já estava ganha e continuou a cortar sem parar. No final do dia foram contar quantas árvores cada um havia abatido e, surpreendentemente o velhinho ganhou a competição.

O lenhador ficou indignado com o resultado - como poderia aquele senhor, fraco, que parou várias vezes durante o dia para descansar, ter vencido, enquanto ele havia cortado sem parar? - e questionou como o velhinho fez aquilo. O senhor respondeu que, quando parava para descansar, ele recuperava suas energias e aproveitava ainda para afiar o machado. O velhinho derrubava uma árvore com muito menos esforço e gasto de energia do que seu adversário.


O velhinho estava certo. É preciso focar. É como diz o Princípio de Pareto: 80% dos resultados vem de apenas 20% das causas, em média. Por exemplo, 80% das vendas de uma empresa vêm, em média, de apenas de 20% dos seus funcionários (os melhores!). Quando se tem foco, se tem resultado. Então, que tal começar a fazer as coisas com mais foco e ver grandes resultados? É preciso querer. Mas só isso não basta. Por que você não tenta... hoje? Porque hoje é dia de... focar!

R.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário